Dúvidas sobre SSD

07/08/2013 15:41

1. INTRODUÇÃO

    Quando alguém pensa em aumentar o desempenho do seu computador ou laptop, o que vem em mente é normalmente colocar mais memória, trocar a placa gráfica, ou ate mesmo trocar o processador.

    O armazenamento do PC (computador) normalmente é lembrado apenas quando ele esta cheio e você necessita de mais espaço, mas esse é um componente importante no desempenho geral do seu computador e a substituição por um componente de maior desempenho, pode gerar um ganho de performace geral maior e melhor, podendo até mesmo ser melhor que uma troca de placa VGA, memória e/ou processador, fazendo do uso do seu computador algo muito mais prazeroso, estável e principalmente rápido. Ai entra o SSD.

    O SSD ou “Solid State Drive” em português, “Unidade de Estado Solido”, é um dispositivo que veio a ser criado na intenção de substituir parcialmente ou totalmente o HD (Hard Disk) como unidade de trabalho do sistema operacional de um computador, não como unidade de armazenamento de dados (pelo menos ainda não é prático esta opção, devido aos custos).

 

2. O QUE É SSD?

    Se você pensar que o SSD é um “Pendrive grande” você esta parcialmente correto, o principio dos dois é muito parecido. Porém na prática, as técnologias envolvidas são diferentes, veremos a seguir as diferenças entre os dois.

    Tanto o pendrive como o SSD usa memórias tipo “flash” para guardar as informações, esses módulos são famosos por arquivar as informações e mante-las mesmo após serem desligados de sua fonte de energia, o que as difere dos módulos de memória no seu computador o qual perdem as informações quando o computador é desligado.

    Mas os módulos tanto de um como de outro são completamente diferentes na sua estrutura, os módulos de memória do SSD são muitas vezes mais rápidos e duráveis que os de um pendrive, alem dos módulos de memória o SSD tem outros dois componentes que são o “chip de controle” ou "controlador" e o modulo de “memória auxiliar” que funciona como cachê para o chip de controle, apesar dos pendrives terem também um "chip de controle" ele não chega nem aos pés de um SSD.


    Logo abaixo uma foto de um adaptador SATA para cartões de memória CompactFlash, esses adaptadores eram muitos usados nos princípios do SSD quando o preço de um modulo chegava a custar varias vezes o preço de um computador inteiro, esses adaptadores eram conectados ao computador de diversas maneiras, Sata, PCI, PCI-E, ATA, etc., vale notar que de nada servia colocar cartões de memória lentos, você pode notar pela foto que são um dos mais rápidos do mercado o que acabava por encarecer o preço final e mesmo assim a performance era questionável pelo baixo desempenho chip de controle da placa.

 

3. QUAIS AS VANTAGENS DO SSD

As vantagens de um SSD são muito simples:

- É varias vezes mais rápido que um HD em praticamente todas as situações, mas isso pode varias de acordo com o fabricante do produto, vamos discutir esses problemas logo a seguir.

- Consome e esquenta muito menos que um HD.

- Não tem partes moveis o que o torna muito mais silenciosos, resistente a quedas, acidentes e falhas mecânicas; conseqüentemente mais seguro.


E quais são as desvantagens?

- Preço, apesar do preço de um SSD ter caído nos ultimo anos, ele continua mais caro que um HD.
- Durabilidade pode ser menor que a de um disco rígido em determinados modelos.

Eu posso usar um SSD no meu computador?

Um SSD pode ser conectado a qualquer computador com uma porta Sata disponível, nada de especial é necessário.
Mas você deve notar que a maioria dos SSD vem em formato 2.5”, o que faz dele perfeitamente compatível com o seu Laptop, mas no caso de um Desktop você talvez tenha que comprar um adaptador de 2.5 para 3.5” e assim colocar ele junto ao seu HD.


Quais são as capacidades de um SSD no mercado?

Atualmente você tem SSD que vão de 30gb ate 500gb, a escala funciona mais ou menos assim 30/32 – 60/64 – 80 – 120/128 – 160 – 256 – 500/512.
Existem alguns modelos sendo lançados com 1 Tb, mas não são "puros" eles possuem duas placas trabalhando em RAID o que gera a capacidade de 1 Tb.


E os fabricantes?

A alguns anos atrás você poderia ter uma resposta simples, dois, Intel e Samsung. Hoje eu acredito que todos os dias surge um fabricante novo, talvez mais de 100 fabricantes atuem de modo direto ou indireto no mercado.
Alguns dos principais seriam Intel, Samsung, todos os grandes fabricantes de memória de Corsair a OCZ, mas nem todos os componentes são fabricados por muitas companhias e nem todos as companhias realmente fabricam SSDs, vamos ver logo a seguir.

 

4. O SSD POR DENTRO

Para explicar os componentes básicos de um HD (Hard Disk), com certeza eu levaria algumas paginas e algumas dezenas de imagens. No caso de um SSD a situação é diferente.
Logo abaixo você tem uma foto de um SSD por dentro.

Módulos de memória (quadrado vermelho): Esses são os módulos de memória NAND Flash, são neles que o SSD guarda as informações, são equivalentes aos discos ou pratos do HD.

Memória auxiliar (quadrado amarelo): Aqui você tem um modulo de memória auxiliar, nele são guardadas as informações antes de serem definitivamente gravadas ou são mantidas informações que são usadas constantemente pelo CPU, serve como cachê de memória, igualmente em um HD.

Controle (quadrado azul): Aqui esta o cérebro do SSD, ele 'e muito importante e vai garantir um maior e pior desempenho do seu SSD, vamos falar um pouco mais logo a seguir.

5. PONTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS NOS SSDs

Investir em um SSD pode ser uma despesa um tanto alto e é bom saber alguns pontos importantes sobre ele.

Sistema Operacional: Como toda tecnologia nova os sistemas operacionais menos recentes como por exemplo o XP tendem a não tirar todas as vantagens do SSD e em muitos casos é necessário a troca de diversas opções para manter o desempenho do SSD por um período mais longo, sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 tem um suporte muito melhor para os SSD o que faz o seu setup muito mais fácil. O Vista foi muito otimizado para usar os HD o melhor possível o que o torna importante modificar algumas opções para manter o desempenho intacto.

Vida Útil: Apesar de um SSD ser mais seguro que um HD a sua vida útil é menor, mas muitos rumores estão espalhados não internet e que não refletem a realidade, um exemplo seria o de que um SSD agüentaria no maximo 1000 boots, isso é irreal e irresponsável, a grande maioria dos fabricantes de SSD oferecem 2 ou mais anos de garantia, chegando ate a 5 anos. Bem caso você ligue o seu computador 2 vezes por dia vai acabar com os 1000 boots em 1.5 anos ou dois, ou seja dentro da garantia do produto, up-dates de firmwares estão garantindo cada vez mais uma vida útil mais longa e talvez em um futuro próximo esteja garantida um vida útil de mais de 10 anos para os SSD.

Perda de Performance: A perda de performance de um SSD é algo ocasionado na grande maioria dos casos pelo sistema operacional e não pelo SSD em si. A gravação de dados em um SSD funciona através de células dentro dos chips de memória, quando deletamos uma informação no sistema operacional, mesmo limpando a lixeira, essa informação continua gravada no HD apenas o índex é apagado. Ate o momento em que aquele peculiar espaço seja necessário, ai uma outra informação é gravada em cima da antiga, por esse motivo é que muitos programas de recuperação de dados conseguem recuperar arquivos que originalmente foram deletados. Gravar informação é um dos pontos fracos dos SSD, é algo ainda lento comparado com a velocidade de leitura, para manter a performance de gravação o melhor possível vários fabricantes disponibilizam ferramentas para limpar definitivamente as células que foram deletadas, evitando o trabalho cachê - deletar informação - gravar informação - limpar cachê e favorecendo o trabalho gravar informação o que é muito mais rápido. O Windows 7 conta com uma ferramenta chamada "Trim" para os SSD, que vão limpar as informações que não estão mais em uso automaticamente, essa ferramenta ainda esta em desenvolvimento e muitos SSDs não são compatíveis, para isso muitas vezes é necessário um up-date do firmware o que em alguns casos é relativamente fácil em outros nem tanto, isso pode variar de fabricante e modelo do SSD escolhido.

Update de Firmware: Como uma tecnologia relativamente nova vários fabricantes oferecem regularmente novos firmwares para os seus SSDs é importante verificar esses up-dates, muitos corrigem vários bugs e melhoram a compatibilidade com diversos sistemas operacionais, apesar disso alguns up-dates são relativamente fáceis outros nem tanto, verifique o site do fabricantes antes de comprar.

Vista Bug: SSD com antigos controles Samsung tem um bug junto ao Vista que faz com que ele perca performance se for formatado (quick format não afetada a performance), cuidado a Samsung não oferece up-dates de firmware para os seus SSDs ou seja não tem como corrigir o problema. Apesar disso existe uma solução para isso, basta fazer uma formatação física de baixo nível, para isso você pode usar uma ferramenta como o HDerase por exemplo que a performance vai voltar ao normal, mas é com certeza um grande inconveniente.

Tamanho: Quanto maior mais caro e isso faz com que os SSDs de capacidade menor fiquem mais atrativos, mas pense com cuidado antes de comprar um SSD com uma capacidade muito limitada. Apesar de por anos a fio ficamos rodando WD Raptor de 30GB como unidades de boot sem chorar ou pretejar, os tempos mudaram e seria interessante você verificar o quanto de informação você vai colocar no seu SSD antes de finalizar a compra. 40 GB é mais do que o necessário para instalar o Windows 7 e alguns programas, mas cada um tem as suas prioridades.

Velocidade: Como prometido vamos falar sobre a velocidade de um SSD, ela pode variar muito de fabricante para fabricante, isso vai depender dos componentes internos a serem utilizados, caso você queira um SSD estupidamente rápido você vai acabar pagando um preço ESTUPIDAMENTE alto, o que não muitas vezes não é o melhor custo beneficio. Muitas companhias hoje oferecem SSD com uma performance excelente por um preço muito mais acessível, mas o mais importante é pesquisar bem antes de comprar, com lançamentos praticamente mensais é importante uma boa pesquisa antes de comprar.

Preço: Com lançamentos praticamente mensais de novos modelos os preços dos SSD cairão muito no ultimo ano. Fazendo deles antes componentes restritos a servidores e companhias se tornarem um componente mais acessível ao usuário comum ou aos entusiastas como eu .
Mas ultimamente os preços estão extremamente voláteis, variando enormemente de um fornecedor para outro, alem da dificuldade de se encontrar específicos modelos a disposição para compra. A minha recomendação é pesquisar e pesquisar novamente antes de finalizar uma comprar, mas eu espero que essa situação se regularize em breve.

 

6. QUEM ESTÁ POR TRÁS DOS SSDs?

Aqui vou falar de dois pontos importantes no mundo dos SSDs, o chip de controle e os chips NAND Flash.


Chip de Controle

Esse componente é o cérebro do SSD e dele depende diretamente o desempenho do SSD. Esse chip é fabricado com companhias bem conhecidas no mercado como a Intel, Samsung, outras não tão conhecidas como a JMicron e ainda outras totalmente desconhecidas do usuário comum como a Indilinx
A aproximadamente 1.5 anos atrás foi lançado no mercado SSDs com o chip de controle da JMicron o JMF602, o desempenho desse chip foi tão horrível que ele simplesmente quase acabou com o mercado de SSDs, caso você for comprar um SSD usado (o chip já saiu de linha) evite esse controle, um HD é 10 vezes melhor, isso também fez com a JMicron abandonasse praticamente o mercado e passou a bola para a Toshiba que supostamente "melhorou" o desempenho do chip acabando com os bugs, mas a imagem foi danificada e continua sendo um chip a ser evitado e basicamente restrito a SSDs mais baratos, esperamos que com novos lancamentos a JMicron mude sua imagem no mercado de SSDs
A Samsung fabrica o seu próprio chip de controle mas tende a ter um suporte pós-venda péssimo e não oferece um up-date do firmware mesmo sendo comprovado bugs nos seus produtos.
A Intel também tem o seu próprio chip de controle e oferece com regularidade up-dates do firmware, fazendo dele um dos produtos bastante procurados no mercado.

A Indilinx

Aqui uma pequena surpresa a pequena e notável Indilinx, essa companhia praticamente desconhecida do publico comum fabrica um dos melhores e mais populares controles do mercado o famoso IDX110M00, sendo adotado por uma grande quantidade de fabricantes como a OCZ, Crucial, GSkill, Patriot, etc. é também um responsável e muito pela revolução dos SSDs.

Sandforce

Um dos chips de controle a entrar no mercado e imediatamente utilizado por grandes nomes como Corsair, OCZ, GSkill, Crucial, Patriot, etc., esse controle garante ótima performance e execelente durabilidade das memorias do SSD garantindo uma vida mais longa e útil. Se você está a procura de um ótimo custo X beneficio procure por esse controle.

Chips de Memória

Os chips NAND Flash não são tão fáceis de serem fabricados quanto os chips de memória de um pendrive por exemplo, basicamente existem dois grandes fabricantes no mercado, a Intel (é claro) e a Samsung, outros fabricantes estão entrando nesse mercado e com certeza vamos ver mais fabricantes em breve o que será muito bom para baratear o produto final. A grande maioria dos fabricantes de SSD usam essas duas companhias na fabricação dos seus produtos, mas é muito mais comum encontrar memórias Samsung do que Intel nos SSDs, o único cuidado é no caso de se usar um outro fabricante, o que nesse caso eu recomendo verificar se existe algum teste confiável do produto antes de comprar.

 

 Retirado do site:  https://forum.clubedohardware.com.br/guia-compra-comprando/761096