NTT Demonstra nova geração 802.11ac de redes sem fio

17/07/2011 22:46

A Alliance Wi-Fi tem trabalhado para atingir velocidades wireless na casa do gigabit a algum tempo, e parece que operadora móvel japonesa NTT DoCoMo está a bordo para tornar realidade. Durante o evento Wireless Technology Park, em Yokohama City, NTT demonstrou um protótipo de implementação 802.11ac Wi-Fi, e apesar de que ainda há muito trabalho a ser feito para atingir velocidades mais rápidas em modo multi-usuário, a empresa está trabalhando para lançar até 2013.

Atualmente, a velocidades mais altas estão a ser alcançados com um único receptor, enquanto que na configuração de três utilizadores demonstrado anteriormente pela NTT, a velocidade atingida por usuário chegou a 120 Mbps, simultâneamente. A transmissão sem fio foi realizada usando um método de conexão divisão de espaço multiplex baseado em multi-usuário MIMO (Multiple Input Multiple Output), tecnologia desenvolvida pela empresa e opera na mesma faixa de freqüência de 5GHz usado em sistemas de Wi-Fi atualmete.

Relatórios da PhysOrg.com em mais detalhes:. "Seis antenas foram usadas para entregar o sinal, e três para recebê-la A nova tecnologia desenvolvida pela NTT se baseia em uma matriz Field Programmable Gate (FPGA), que utiliza algoritmos matemáticos para definir divisões espaço para os dados que seja multiplexados em suas partes individuais, e depois, naturalmente, para fazer o inverso do outro lado. De acordo com a NTT, este tratamento poderia ser feito com um chip dedicado, em vez do FPGA. Este deve ser o novo padrão ser aprovado pelo IEEE organismo de normalização."

Em comparação com 802.11n, a nova especificação deve permitir uma maior largura de banda de RF (até 160 MHz em vez de 40 MHz), mais fluxos espaciais MIMO (até 8 ao invés de 4), multi-usuário MIMO, e um melhor esquema de modulação. Tudo isso deve permitir vários cenários de uso que são impraticáveis ​​com os padrões wireless de hoje, tais como transmissão simultânea de vídeo HD para vários clientes, rápido e de backup de grandes arquivos, e muito mais.