O que é SSD?

08/08/2011 22:35

SSD (Solid State Drive em inglês) é um tipo de mídia de armazenamento tal qual um HD, Disquete, Pen Drive, entre outros. Porém o propósito principal deste dispositivo é substituir o HD (Hard Disc), que a muito tempo esta em campo e sua eficiéncia não é das melhores visto os avanços dos processadores e memórias.

A principal vantagem do SSD é que o tempo de acesso muito baixo ou praticamente nulo se comparado aos HDs, que possui partes mecanicas e leva um tempo maior para efetuar a busca e leitura dos dados, nas unidades SSD isso não acontece, pois o acesso é feito totalmente eletrônicamente, acessando os chips de memória, que não possui nenhuma parte mecânica, resultando em tempo de busca e acesso muito mais rápido do que os antigos e convecionais HDs.

 

Os novos discos rígidos implementados com memórias e sem partes móveis já são utilizados por muitos fabricantes em seus notebooks comercializados no mercado.

Outro ponto positivo da técnologia é ela utiliza memórias flash para armazenar utilizando pouca energia, o HD não, existindo partes móveis Consequentemente conssome mais energia.

Você deve estar se perguntando o porque de não trocar de uma vez essa técnologia antiga e ultrapassada de HD. O motivo é simples, o preço das unidades ainda é muito elevada se comparado ou HD comum. Porém esta realidade esta cada vez mais próxima do fim, uma vez que cada vez mais conssumidores estão adquirindo as unidades. Se comparado com o lançamento os preços ja estão bem mais baixos, cerca de 150%.

Esperamos que daqui 10 anos utilizar HD não seja uma coisa tão vantajosa como hoje.

Este espaço é reservado para: dúvidas, criticas ou sugestões

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário