O que é um Cluster?

22/08/2011 17:08

O Cluster Beowulf


Em 1994, a NASA, agência espacial norte-americana, necessitava de um equipamento com poder de processamento da ordem de um gigaflop. Uma máquina de tecnologia RISC com tal nível de desempenho custava em torno de um milhão de dólares. Diante disso, os pesquisadores Thomas Sterling e Donald J. Becker decidiram então interligar 16 computadores pessoais, cada um com um microprocessador 486, usando Linux e uma rede ethernet. Este conjunto atingiu a marca de 70 megaflops. Para a época, era uma velocidade comparável a de pequenos supercomputadores comerciais. O custo total do sistema foi de quarenta mil dólares ou seja, dez por cento do preço de uma máquina equivalente para a época.

Uma característica chave de um cluster Beowulf é o uso do Linux e de bibliotecas para troca de mensagens (vistas no próximo artigo) de livre distribuição, permitindo assim alterações no sistema operacional.

Um cluster pode possuir vários tipos de configurações diferentes, tanto na montagem do hardware quanto na configuração do sistema. Os tipos mais comuns de Clusters linux são:

  • Cluster de processamento paralelo: cada vez que o cluster recebe uma tarefa para executar (por exemplo, a renderização de um filme), já previamente preparada para rodar em processamento paralelo, o cluster divide os pedaços da tarefa para cada uma das máquinas realizar. Dessa forma, com várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo em uma única tarefa, o tempo necessário para executá-la torna-se consideravelmente menor. Caso esse cluster possua um sistema de fila de espera, cada tarefa poderá contar com toda a capacidade de processamento do cluster. Se não há sistema de fila, cada vez que chega uma tarefa nova, os processadores dividem a sua capacidade de trabalho entre as tarefas. Um cluster paralelo é ideal para executar poucas tarefas, mas que exigem grande quantidade de processamento.
  • Cluster de disponibilidade: esse tipo de cluster funciona como um gerenciador de tarefas, ou seja, cada máquina trabalha sozinha, porém a distribuição de tarefas é feita de tal forma que os processadores estão sempre trabalhando na capacidade total. Nesse tipo de cluster é vital a implementação de um sistema de filas com vários níveis de prioridades diferentes, onde o servidor de filas irá gerenciar qual processador ficará com qual tarefa e o quanto de sua capacidade será utilizado para cada tarefa. Esse tipo de cluster é ideal para trabalhar com grandes quantidades de tarefas que exigem pequenas ou médias capacidades de processamento.


Atualmente, com a constante redução nos preços, o contínuo aumento na velocidade e capacidade de processamento dos PC's, muitos dos supercomputadores - devido ao seu alto custo - começam a perder viabilidade frente aos clusters Linux.

Este espaço é reservado para: dúvidas, criticas ou sugestões

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário